terça-feira, 14 de abril de 2015

Ortografia, gramática e ilustrar documentos (04)

Por padrão, o Microsoft Word verifica ortografia e gramática ao digitar, usando sublinhado ondulado vermelho para indicar possíveis problemas de ortografia e sublinhado ondulado verde para indicar possíveis problemas gramaticais.

Vídeo explicativo de atividade prática.

Abaixo imagem com os tipos de indicações encontradas no MS Word.

Verificar automaticamente a ortografia e a gramática ao digitar
  • Se não estiver aparecendo nenhuma das indicações citadas certifique-se de que a verificação automática de ortografia e gramática estão ativadas.

Seguindo as orientações abaixo
  1. No menu arquivo (ou botão office na versão 2007), clique em Opções do Word e, em seguida escolha a opção Revisão do Texto.
  2. Selecione as caixas de seleção Verificar ortografia ao digitar e Verificar gramática ao digitar.
  3. Digite todo seu texto no documento.
  4. Clique com o botão direito em uma palavra sublinhada de ondulado vermelho ou verde e, em seguida, selecione o comando ou a alternativa de ortografia que deseja.
Dicas
  • Podemos usar a tecla F7 para verificar a ortografia e gramática de um texto de forma automática
  • Utilizando a AutoCorreção para corrigir automaticamente a ortografia ao digitar, sem precisar confirmar cada correção. Por exemplo, ao digitar definitamente e, em seguida, digitar um espaço ou qualquer outro caractere de pontuação, a AutoCorreção o substitui, automaticamente, por “definitivamente”.
  • Se o Word encontrar uma palavra iniciada com letra minúscula, por exemplo “florianópolis” que esteja listada no dicionário principal com um uso de maiúsculas e minúsculas diferente (“Florianópolis”), o uso de maiúsculas ou minúsculas pode ser sinalizado ou corrigido automaticamente ao digitar. Você pode especificar ao Word para não assinalar essa combinação de maiúsculas e minúsculas adicionando a palavra iniciada com letra minúscula a um dicionário personalizado.

Atividade Prática 1

Abra o arquivo abaixo, confira as instruções na parte inferior do documento, não esqueça de habilitar edição.


  • Após término salve com o nome que achar melhor.

Ilustrar documentos


Atividade Prática 2

  • Abra o arquivo abaixo.
  • Clique aqui para abrir.
  • Formate o título no tamanho 20, cor e fonte de sua escolha.
  • Coloque letra capitular no início do texto.
  • Ilustre o mesmo com no mínimo 2 ilustrações (clip-arts e ou imagem da internet) de sua escolha.
  • Salve o arquivo com um nome de sua escolha.

Atividade Prática 3

  • Abra o arquivo abaixo.
  • Clique aqui para abrir.
  • Divida os pontos turísticos por folha (Ctrl+Enter).
  • Após a ação anterior formate o título (com bordas de sua escolha).
  • Formate seus subtítulos com negrito (cor de sua escolha).
  • Utilize capitular abaixo de cada subtítulo (nome das cidades).
  • Ilustre com imagens da internet de sua preferência (no mínimo 3 imagens para cada local) e salve com o nome que desejar.
  • Formate o que mais achar necessário no documento.
  • Salve o arquivo com o nome de sua escolha.

Após conclusão chame para correção.

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